TUTORIAL SOBRE SEGURANÇA EM VIAGENS
clique no botão EXPAND para ver em tela cheia

DICAS DE SEGURANÇA PARA ADMINISTRAÇÃO DE UMA CONTA DE PROGRAMA DE FIDELIDADE


Os programas de fidelidade das companhias aéreas, que funcionam com o acúmulo de pontos ou milhas, estão sendo usados por criminosos de internet (HACKERS) para a emissão de passagens fraudulentas e troca por gasolina. Dentro de uma rede criminosa, um guia com 13 passos explica como transformar as senhas roubadas em gasolina pelo programa "Km de Vantagens" da Ipiranga, parceira da rede Multiplus, pertencente à TAM.

 
O golpe nas contas dos participantes dos programas de fidelidade acontece por meio de ataques de phishing, golpes em que hackers enviam e-mails tentando se passar pelas empresas e solicitam a senha da vítima, capturando os dados a partir do próprio cliente. 



O guia para trocar os pontos por combustível não ensina nada de diferente ou anormal – não descreve nenhuma falha no site da Multiplus ou da TAM. No entanto, a presença dele na rede criminosa indica que essa é uma das modalidades que os hackers têm encontrado para transformar as contas roubadas em ganho real. 

A prisão de dois homens que tentavam embarcar com milhas roubadas em São José do Rio Preto, em janeiro, é um indício que hackers também estariam viajando ou vendendo passagens com os pontos roubados. 


DICAS DE SEGURANÇA QUE SERVEM PARA QUALQUER CONTA DE PROGRAMA DE FIDELIDADE: 
1 - A Multiplus se baseia no acúmulo de pontos e não de milhas. Se o email ou site mencionar “milhas”, não deve ser acessado pelo cliente. 

2 - Os e-mails enviados pela Multiplus são personalizados, ou seja, sempre têm o nome do participante na saudação. Mensagens que começam de maneira genérica, como “Caro cliente Multiplus”, por exemplo, são falsas. 

3 - O cliente deve se certificar se o e-mail do remetente é da Multiplus. Deve clicar com o botão direito do mouse sobre o endereço do remetente e verificar, no ícone “propriedades”, se é realmente da empresa. (exemplo: nome@tam.com.br ou nome@multiplusfidelidade.com.br) 

4 - Caso a mensagem redirecione o cliente para um link, verifique se o site que abre é um endereço oficial da Multiplus e se permite conexão segura para login (representada pelo cadeado que aparece no navegador de internet). 

5 - Caso o cliente tenha dúvidas sobre a procedência de uma mensagem ou página eletrônica, deve entrar em contato com a Central de Relacionamento Multiplus (0300 313 7474 – Brasil e 55 11 3137-7474 – exterior). (Clientes do TAM Fidelidade podem também usar os telefones TAM Fidelidade 4002-5700 - capitais - e 0800-570-5700 - demais localidades) 

6 - Também é recomendável que o participante verifique regularmente seus dados cadastrais e o extrato de pontos. Se o cliente perceber alguma irregularidade deve comunicar o ocorrido imediatamente à Central de Relacionamento Multiplus. 

7 - Altere frequentemente a senha de acesso a conta do seu programa de fidelidade.

8 - A Multiplus lembra ainda que a comercialização de pontos, de acordo com seu regulamento, é proibida – e expõe o participante a vários riscos de segurança.


9 - Informe no seu cadastro o seu telefone celular, pois assim, toda vez que suas milhas forem usadas para a emissão de uma passagem prêmio, o seu programa de milhagem te enviará um SMS com essa informação como forma de aviso do serviço solicitado.

CONSELHO DE AGENTE DE VIAGENS
Não entre nesses sites que vendem e compram milhas e ainda oferecem passagens aéreas (que são emitidas com milhas de outras pessoas) com valores menores do que os das cias aéreas. Isso tudo é uma isca para te induzir a preencher um formulário de contato para depois aplicarem um grande golpe por meio do seu email. Veja o vídeo e tire suas conclusões.