TUTORIAL SOBRE SEGURANÇA EM VIAGENS
clique no botão EXPAND para ver em tela cheia

MESMO NA STAR ALLIANCE, AVIANCA E COPA NÃO PONTUAM NO TAM FIDELIDADE


A entrada da TacaAvianca e da Copa Airlines na Star Alliance era aguardada com ansiedade pelos passageiros brasileiros. Isso porque abriria a possibilidade de pontuar no TAM Fidelidade voando nas três companhias , que sempre oferecem bons preços – e vice-versa. Além disso, clientes dos programas Mileage (Copa) e LifeMiles (Avianca e Taca) sonhavam em poder emitir passagens na TAM, enquanto os que possuem o Fidelidade aguardavam pela possibilidade de buscar bilhetes promocionais nas outras companhias.

Tudo isso, contudo, acabou não se concretizando. Passado mais de um mês da entrada das companhias, a integração com a TAM estranhamente ainda não se concretizou. Para descontentamento de muitos clientes, os voos da TACA, Avianca e Copa não estão pontuando no Fidelidade, assim como os da TAM são ignorados pelos programas Mileage e Life Miles.

“Estou fazendo uma viagem internacional pela Copa (GRU-PTY-CUR-AUA-GRU) e sou portador do TAM Fidelidade Vermelho – Star Alliance Gold. Fui informado no check-in da Copa que eles não efetuariam a pontuação no TAM Fidelidade, em virtude da fusão da TAM com a LAN, e que não haveria direito ao acesso à Sala Vip. Nenhuma informação é prestada a respeito desta fase de transição nos sites da TAM ou da Copa e, pelo que consta do Site da Star Alliance, não houve saída formal da TAM da Aliança”, lamentou o viajante Emerson Cesar.

No site do LifeMiles, por outro lado, é possível emitir passagens de todas as companhias parceiras da Star Alliance, como Lufthansa, Swiss, TAP e até da Copa, mas não há possibilidade da encontrar bilhetes na TAM. Ao fazer pesquisas em rotas onde apenas a companhia brasileira opera, não há nenhum resultado disponível.

A explicação mais provável se refere à futura saída da brasileira da Star Alliance. Por determinação do governo chileno, como exigência para aprovar a fusão com a LAN que criou a Latam, a nova companhia não pode fazer parte da mesma aliança mundial que a concorrente AviancaTaca.

No entanto, a TAM tem prazo até abril de 2014 para sair da Star Alliance, quando deve seguir a LAN para a Oneworld. Se a TAM até agora optou por não deixar a aliança global, não seria o caso de aceitar as novas parceiras, pelo menos neste prazo até sua saída?  Ou será que a disputa da Latam com a AviancaTaca já mostra seus efeitos?

Em nota, a TAM esclarece que ainda não há acordo entre o programa TAM Fidelidade e os planos similares das companhias aéreas AviancaTaca e Copa Airlines, que ingressaram recentemente na Star Alliance, e por isso não é possível pontuar ou resgatar pontos nessas empresas. Por uma decisão de órgãos de defesa da concorrência no Chile e no Brasil, o Grupo LATAM Airlines não pode participar da mesma aliança que o grupo AviancaTaca. O prazo para que essa condição seja cumprida é de 22 meses a partir da data da criação da holding (junho de 2012). TAM continua sendo membro da Star Alliance até que se tenha uma decisão definitiva sobre esse assunto. Esse tema está sendo cuidadosamente avaliado para que se escolha a melhor opção para nossas empresas e nossos clientes. Qualquer mudança, se e quando houver, será amplamente comunicada, respeitando os direitos dos clientes.